Voltar ao topo.Ver em Libras.

Seagro discute proposta de criação de Fundação de Pesquisa com empresários

« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:fundação, proposta, desenvolvimento, empresários, seagro, pesquisa, pesquisas e criação277 palavras4 min. para ler

O secretário executivo da Agricultura, Ruiter Padua, recebeu produtores e representantes do setor para discutir a proposta de criação de uma fundação de pesquisa no Tocantins.
Seagro/TO

O secretário executivo da Agricultura, Ruiter Padua, recebeu produtores e representantes do setor para discutir a proposta de criação de uma fundação de pesquisa no Tocantins. A reunião, que aconteceu no prédio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário-, contou com a presença do deputado federal Irajá Abreu, e dos empresários Hítalo Moreira, Onydes Souza e Nilson Pacheco, com larga experiência no desenvolvimento de pesquisas em empresas privadas.

Na ocasião, os empresários apresentaram demandas que vão ao encontro da necessidade de criação da Fundação de Pesquisa. Segundo os empresários, existe muita dificuldade dos produtores para obter informações como as melhores culturas para plantio, época de cultivo, adubação, variedade adequada, dentre outros. Os principais objetivos da Fundação serão a realização de pesquisas e difusão de tecnologia agrícola, a fim de recomendar culturas viáveis para as diversas áreas produtivas do Estado.

O empresário Onydes Souza explicou que o foco dos estudos pode ser voltado para a fruticultura, olericultura, piscicultura, bioenergia, cultivo irrigado e renovação de pastagens. De acordo com a proposta, a fundação deve se tornar referência em capacitação e consultoria na área de irrigação na região Norte do País.

Para o subsecretário Ruiter Padua, a realização de estudos, pesquisas e a difusão de tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio no Estado.

Após o encontro, que aconteceu no sábado, dia 18, serão feitos novos estudos e encaminhamentos para buscar a viabilidade da proposta, segundo informou o engenheiro agrônomo da Seagro, Marcello Costa.

Fonte:/TO